OAB-MT Emite Nota de Repúdio Contra Declarações do Governador Mauro Mendes

OAB-MT Emite Nota de Repúdio Contra Declarações do Governador Mauro Mendes

Foto: Divulgação

Cuiabá – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) divulgou uma contundente Nota de Repúdio endereçada às recentes declarações do Governador do Estado. A manifestação, assinada pelo Conselho Seccional, Diretoria e o Colégio de Presidentes de Subseções, critica a tentativa do chefe do executivo estadual de vincular as dificuldades no combate ao crime organizado a supostas ações de advogados que tentariam introduzir ilícitos (drogas e celulares) em presídios.

No documento, a OAB-MT esclarece que generalizações dessa natureza são prejudiciais e não contribuem para um enfrentamento qualificado da criminalidade, representando uma “indevida tentativa de associar a advocacia a práticas ilícitas”.

A instituição, que conta com mais de 37 mil profissionais em Mato Grosso, fez questão de reafirmar a essencialidade de sua função. Conforme o Artigo 133 da Constituição Federal, a advocacia é indispensável à administração da Justiça.

A Nota destaca que colocar sob suspeita toda uma classe fragiliza o diálogo republicano e é incompatível com a responsabilidade institucional exigida de agentes públicos. A OAB-MT ressaltou, ainda, que atua com rigor na apuração de eventuais desvios ético-disciplinares por parte de seus membros, não tolerando condutas individuais que infrinjam a legalidade.

Ao final, a Ordem reiterou seu compromisso inabalável com a ética profissional, o aprimoramento do sistema de Justiça e a defesa intransigente das prerrogativas e da dignidade da advocacia mato-grossense.

Assinam a Nota: Gisela Alves Cardoso – Presidente da OAB-MT; Giovane Santin – Vice-Presidente da OAB-MT e Demais membros da Diretoria e o Colégio de Presidentes de Subseções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *