Após deputado criticar pronome neutro, pesquisadora deixa conferência

Após deputado criticar pronome neutro, pesquisadora deixa conferência

O Conselho Nacional de Saúde disse que Maria Inês foi “vítima de desrespeito e cerceamento”

CUIABÁ – A professora Maria Inês da Silva Barbosa se retirou da 15ª Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá, após o prefeito Abílio Brunini (PL) reclamar do uso de pronome neutro durante a apresentação dela na quarta-feira (30/7).

Abílio classificou o uso da linguagem inclusiva como “doutrinação ideológica”. A professora rebateu na sequência, afirmando que a utilização do pronome seria uma forma de tratar pacientes de forma igualitária. O prefeito afirmou que não vai aceitar “instruir a política pública com foco numa militância partidária ou ideológica, colocando pronome neutro na linguagem”.

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde disse que Maria Inês foi “vítima de desrespeito e cerceamento”. “A tentativa de silenciar a professora Maria Inês, sob o pretexto de ‘doutrinação ideológica’, fere os valores do SUS e a própria Constituição Federal, que garante a saúde como direito de todas as pessoas, sem exclusões, sem discriminação, sem racismo. Tamanha atitude autoritária, desferida por um representante democraticamente escolhido pelo povo, revela um profundo desconhecimento sobre o papel do SUS e da participação social como instrumento democrático. Instrumento, aliás, tão democrático quanto o poder do voto que elege prefeitos municipais”, disse o Conselho.

Veja a Matéria completa em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/08/7216178-apos-deputado-criticar-pronome-neutro-pesquisadora-deixa-evento.html#google_vignette

Fonte: Correio Brasiliense. Por Aline Gouveia. Postado em 01/08/2025 15:41 / atualizado em 01/08/2025 19:16

Foto: Crédito: Divulgação/Rennan Oliveira/Refeitura de Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *