Operação Virtude: Dia D Mobiliza o País e Atende Mais de 5,6 Mil Vítimas de Violência Contra Idosos
Agência Gov | via MJSP
Foto: Divulgação.
Brasília, 22 de Outubro de 2025 – O “Dia D” da Operação Virtude, uma mobilização nacional de combate à violência contra a pessoa idosa, revelou um balanço preliminar robusto nesta quarta-feira, com mais de 5,6 mil vítimas atendidas em todo o Brasil.
A operação, que ocorre durante todo o mês de outubro, é uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o objetivo de assegurar dignidade, respeito e proteção à população idosa.
Os números divulgados no balanço parcial do “Dia D” impressionam e sublinham a gravidade do problema:
- Vítimas Atendidas: 5.677
- Denúncias Apuradas: 1.212
- Diligências Policiais: 9.329
- Boletins de Ocorrência Registrados: 5.366
- Prisões Efetuadas: 401 agressores
As ações contam com a participação das forças de segurança de todas as 27 unidades da Federação, incluindo Polícias Civis, Militares, Corpos de Bombeiros e órgãos de Perícia Criminal. O trabalho combina a repressão qualificada, por meio de investigações e prisões — muitas vezes envolvendo familiares das vítimas —, com a prevenção, através de ações educativas e de conscientização.
O Disque 100, canal gratuito e anônimo de denúncias, tem sido a principal porta de entrada para os casos de violência e negligência que mobilizam a Operação Virtude.
A Operação, que investiu mais de R$ 1,8 milhão em diárias para reforçar o efetivo policial nos estados, segue até o dia 31 de outubro, reafirmando o compromisso do governo federal em proteger os direitos da população idosa e responsabilizar os autores de crimes. As autoridades reforçam a importância da denúncia por meio do Disque 100 (telefone, WhatsApp, Telegram e internet) para que mais casos de violência sejam identificados e combatidos.

