Tarcísio de Freitas Comenta Falsificação de Bebidas com “Piada da Coca-Cola” em Meio a Casos de Metanol

Foto: Youtube / Captura de Tela
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi alvo de forte críticas e indignação pública após fazer uma declaração considerada insensível sobre a crise de intoxicação por metanol no estado, que já causou mortes. Em meio a uma coletiva de imprensa sobre o aumento da fiscalização de bebidas adulteradas, o governador tentou descontrair com a seguinte frase:
“No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar. Ainda bem que não chegaram nesse ponto.”
Repercussão Negativa e Críticas no Meio Político
A “piada” gerou uma onda imediata de revolta nas redes sociais e entre líderes políticos, que a classificaram como inoportuna e desrespeitosa diante da gravidade da situação. A crise do metanol é uma tragédia de saúde pública que já vitimou fatalmente e cegou diversas pessoas no estado devido ao consumo de destilados falsificados.
- Comparação com Bolsonaro: A fala foi amplamente comparada à declaração “E daí? Não sou coveiro”, proferida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante o auge da pandemia de COVID-19, levando críticos a rotularem Tarcísio como “Não sou Coveiro 2.0”.
- Falta de Empatia: Parlamentares da oposição criticaram a falta de empatia do governador com as famílias das vítimas e com os comerciantes, que enfrentam uma crise de confiança e queda nas vendas. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), por exemplo, classificou o comentário como um “desrespeito chocante” e um “tripúdio” às famílias.
Retratação e Pedido de Perdão
Diante da intensa repercussão negativa, Tarcísio de Freitas rapidamente usou suas redes sociais para publicar um pedido de desculpas formal.
O governador reconheceu o erro e a inoportunidade de sua fala:
“Governar é trabalhar todos os dias, enfrentar grandes desafios, dar o nosso melhor e saber reconhecer quando erramos. Peço perdão pela colocação inoportuna neste momento e seguirei me dedicando ao máximo para cuidar das pessoas com dignidade e compromisso, como sempre fiz em toda a minha vida,” declarou Tarcísio em seu vídeo.
O governador reforçou que a intenção era apenas fazer uma “brincadeira” para descontrair, mas que a gravidade do cenário atual tornava a colocação inadequada. Ele aproveitou a retratação para reafirmar o empenho de seu governo nas investigações, na apreensão de mais de 100 mil vasilhames vazios em galpões clandestinos e na distribuição de antídotos (álcool etílico absoluto) para a rede de saúde.