PIX desafia o dólar e o sistema financeiro global

PIX desafia o dólar e o sistema financeiro global

O domínio do dólar americano no mundo, um “privilégio exorbitante” mantido por décadas pela força militar e geopolítica dos EUA, pode estar com os dias contados. É o que sugere um artigo recente, que aponta a ascensão de sistemas de pagamento digital, como o PIX, como o principal desafio à hegemonia da moeda estadunidense.

A matéria argumenta que a capacidade dos EUA de imprimir dinheiro para cobrir seus déficits externos, sem as consequências inflacionárias que atingiriam outros países, não se sustenta mais tecnicamente. A fluidez e a automação dos pagamentos digitais transfronteiriços estão minando essa vantagem histórica.

O PIX, em particular, é visto como um protagonista nessa transição. Ao contrário de sistemas similares, como o UPI da Índia, que utiliza empresas privadas como o Google Pay, o sistema brasileiro é gerido inteiramente pelo Banco Central. Isso o coloca diretamente na mira de ataques, especialmente de gigantes de tecnologia dos EUA.

O artigo levanta questionamentos sobre o futuro de instituições como o sistema SWIFT e o BIS, e o impacto que a transição para uma nova arquitetura de pagamentos, desenvolvida por países como o BRICS, terá sobre a hierarquia das moedas. A conclusão é que, embora o fim da hegemonia do dólar seja uma barreira estritamente política, o futuro dessa transição é incerto e pode levar a conflitos globais.

Fonte: Contexto Brasil / Foto Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *