Megaoperação mira quadrilha que lavou R$185 milhões

Nesta quinta-feira (14), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Datar para desarticular uma quadrilha responsável por lavar mais de R$ 185 milhões oriundos do tráfico de drogas. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), cumpre 67 ordens judiciais em Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As investigações mostraram que o grupo movimentava grandes quantias de dinheiro sem origem comprovada. Para dar aparência de legalidade aos valores, os criminosos usavam contas de pessoas físicas e jurídicas, muitas em nome de familiares. Além disso, as transações eram fracionadas e feitas de forma sucessiva, justamente para dificultar o rastreamento do dinheiro.
Entre as medidas cumpridas estão sete mandados de prisão preventiva, 11 medidas cautelares, 14 buscas domiciliares, 19 bloqueios de contas bancárias e o sequestro de 16 veículos. Os alvos incluem investigados de Cuiabá e Primavera do Leste, além de envolvidos em outros Estados.
O principal investigado já havia sido preso em operação anterior da Denarc. A ofensiva desta quinta-feira mira desarticular completamente a rede criminosa, atingindo seus demais membros e bloqueando o patrimônio adquirido com atividades ilícitas.