Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes em aposentados e pensionistas

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Aliança de Sangue, em Várzea Grande, contra uma associação criminosa especializada em fraudar aposentados e pensionistas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores, sequestro de bens e suspensão das atividades de uma empresa ligada ao esquema.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Estelionato de Várzea Grande há cerca de um ano, identificaram mais de 30 vítimas e prejuízos superiores a R$ 400 mil. Pelo menos cinco dos investigados são da mesma família.
O grupo, formado por agentes de crédito autorizados, explorava idosos com pouca instrução ou problemas de saúde, abrindo contas e contratando empréstimos em seus nomes sem consentimento. As vítimas só descobriam a fraude ao ver descontos nos benefícios do INSS.
Segundo a Polícia, os criminosos movimentavam os valores entre contas de outras vítimas para dificultar o rastreamento. Os escritórios usados no golpe eram abertos e fechados rapidamente.
O nome da operação faz referência ao vínculo familiar entre os principais suspeitos.